Postado por
Rúbia M. Waldmann
Pode-se dizer que a comunicação é um dos conceitos mais
importantes e mais mutáveis também, pois está em constante
processo de mudança, do seu próprio meio e também faz com que as
pessoas sejam influenciadas por ela. O homem sempre se expressou
através da comunicação e está sempre em busca da interação
Diante do exposto, o plano de aula sobre a evolução dos Meios de
Comunicação foi aplicado com uma turma de 3º ano do Ensino
Fundamental, com duração de 3 aulas/hora.
Num primeiro momento, houve uma investigação com os alunos: o que
eles entendiam por comunicação e de que forma eles se comunicam
atualmente. Após a verificação, os alunos assistiram uma pequena
animação sobre a evolução dos meios de comunicação, foi
possível observar o deslumbramento, a curiosidade e a surpresa
diante dos meios utilizados para comunicação desde o primórdio dos
tempos até hoje. Após o vídeo, houve uma pequena discussão sobre
os meios de comunicação ilustrados no vídeo. Foi elaborada uma
lista dos meios utilizados, para que os alunos pesquisassem na
internet as características de cada um deles.
Na segunda aula, foi exposto para a turma alguns objetos e aparelhos
utilizados como meios de comunicação (livro, revista, jornal,
carta, aparelho de telefone, rádio de pilha, walkman, fax, máquina
de escrever, celular, notebook) foi possível demonstrar como e
quando eles foram e são utilizados. A turma ficou maravilhada diante
de tanta novidade, pelo menos pra eles, que não conheciam muitos
objetos e/ou aparelhos, foi uma diversão total. Foi proposto aos
alunos que os mesmos conversassem com seus pais, avós sobre os meios
de comunicação que eles conheciam para que se fizesse um paralelo
com os meios utilizados (até) hoje.
Por fim, na terceira aula foi proposto uma atividade diferente aos alunos, confeccionar um brinquedo para comunicação: telefone sem fio. Os materiais utilizados foram latinhas usadas (pomarola, milho, ervilha), barbante . Fizemos um pequeno orifício no fundo das latas e passamos o barbante. O som da voz ressoa na lata e transforma o ar ao seu redor em vibrações. Essas vibrações passam pelo fio e chegam a lata do outro lado, formando a acústica deste as mesmas vibrações. As vibrações se transformam em som, que a pessoa escuta do outro lado. O envolvimento e a interação entre os alunos foi total. Além disso foi possível fazer um paralelo entre os meios de comunicação utilizados antigamente e que continuam até hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário