Postado por
Rúbia M. Waldmann
-->
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
-->
Estrutura Curricular
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
---|---|---|
Ensino
Fundamental Inicial
|
Geografia/História
|
Informação,
comunicação e interação
|
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar sobre os diferentes meios e comunicação;
- Perceber as diferentes formas de comunicação utilizadas ao longo da história e a relevância de cada uma delas;
- Identificar as formas de comunicação a distância mais utilizadas atualmente;
- Explorar a internet como importante e fundamental meio de comunicação do século XXI.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar com os alunos
o que eles entendem por comunicação, de que forma se comunicam
atualmente.
Problematização
Faça
uma investigação inicial com as crianças: Como podemos nos
comunicar? De que forma? Que instrumentos facilitam a nossa
comunicação? Liste em um porta-texto as hipóteses das crianças e
destaque o uso dos seguintes meios de comunicação:
- Telefone e Celular;
- Carta;
- Televisão;
- E-mail(Internet);
- Rádio;
- Revistas e Livros.
Leve para a sala os
meios de comunicação listados acima. Exponha-os para a turma e
demonstre como e quando são utilizados.
Estratégias e recursos da aula
A discussão sobre meios
de comunicação ao longo da história, é uma oportunidade de
discutir não apenas conteúdos relacionados à história e
geografia, como também aproveitar para trabalhar as competências
envolvidas nos gêneros textuais envolvidos na comunicação por meio
de cartas, e-mails e até mesmo telefone e áudio-conferência. É
também uma oportunidade para desenvolver nos alunos habilidades de
leitura, escrita, oralidade e comunicação gestual.
Peça aos alunos que
listem, ao realizarem a pesquisa na Internet, os meios de comunicação
que foram utilizados ao longo da história e a tecnologia envolvida.
Os alunos deverão analisar a forma de comunicação utilizada,
quando surgiu, se é utilizada ainda, qual a tecnologia necessária
para seu funcionamento, quantas pessoas poderiam utilizá-lo ao mesmo
tempo, dentre outros aspectos. Sugira que pesquisem em livros e
também na internet. Oriente-os a conversarem também com seus
familiares, pois principalmente os avós dos alunos, certamente terão
memórias sobre o envio de cartas, uso de telefone com fichas, dentre
outros meios.
Recursos Complementares
Avaliação
Nesta atividade será
avaliado a percepção, envolvimento, participação e criatividade
das crianças no decorrer das atividades propostas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário